O RISKbank® - Sistema de Classificação de Risco Bancário - é um produto que classifica e acompanha sistematicamente o risco e a performance das instituições financeiras no Brasil, tornando-se uma ferramenta eficiente para identificar possíveis problemas nas áreas mais sensíveis dos bancos.

A equipe do RISKbank® desenvolveu desde 1997 uma metodologia avançada de mensuração de risco bancário que envolve tanto a tradicional análise quantitativa como a qualitativa a fim de auxiliar na definição de limites operacionais para cada banco. Os princípios básicos que norteiam os relatórios do RISKbank® são: objetividade, independência, integridade e transparência nas opiniões.

O RISKbank® é utilizado por investidores institucionais, fundos de pensão, empresas, seguradoras, bancos, entidades governamentais e gestores de recursos. Essa ampla e seleta clientela coloca o RISKbank® em uma posição de alta respeitabilidade e excelente conceito no mercado financeiro. Isto se deve ao conhecimento técnico e à experiência de décadas em análise de instituições financeiras da LOPES FILHO & ASSOCIADOS, a maior consultoria de investimentos independente do Brasil.
Fundações - 40%
Instituições Financeiras - 35%
Empresas - 25%
Os dados necessários para a análise de risco dos bancos são atualizados à medida em que as informações estejam disponíveis, o que ocorre, no máximo, a cada trimestre civil. No entanto, em alguns casos, quando os bancos estejam passando por mudanças conjunturais ou estruturais, exige-se o envio de informações mensais, permitindo um acompanhamento muito mais profundo e consistente.
CONSULTORIA
Os clientes contam com uma exclusiva e permanente consultoria sobre assuntos pertinentes ao mercado financeiro e aos bancos de sua amostra. Este serviço inclui, também, trabalhos personalizados em parceria constante com o Cliente RISKbank®.

NOTÍCIAS - RISKnews
Adicionalmente à classificação trimestral, há um acompanhamento ininterrupto e detalhado de cada banco, o que dá segurança ao cliente de que qualquer alteração extra-balanço, suspeitas de irregularidades, problemas extra-oficiais ou outra informação relevante que sugira troca de posição no RISKbank®, será considerada e a classificação refeita.

ANÁLISE SETORIAL E BOLETIM RISKbank®
Anexo ao RISKbank® segue, a cada trimestre, uma breve análise do setor financeiro, com comentários retro e prospectivos de interesse. Nos meses intermediários o cliente é informado a respeito das mudanças no setor bancário através do Boletim RISKbank®.

LIMITES OPERACIONAIS
As análises do RISKbank® são adequadas para a determinação de limites operacionais para aplicações nos bancos. A pedido do Cliente, nossa equipe técnica pode personalizar uma Tabela Sugestão de Limites, visando atender a necessidades específicas.